PMBoK: Resumão da terceira versão – Parte III


Fala, galera!

Publico mais um post para nos ajudar no entendimento do PMBoK 3ª edição (tenho agora que citar a versão para não ter problema com a nova versão). Veremos aqui os seguintes itens:

  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de Integração;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento do escopo do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de tempo do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de custos do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de qualidade do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de recursos humanos do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento das comunicações do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de riscos do projeto;
  • Objetivo e Processos do Gerenciamento de aquisições do projeto;
  • Visões gerais dos processos em relação às áreas de conhecimentos e grupos de processo.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de Integração

Inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Processos:

  • Desenvolver o termo de abertura do projeto (TAP): desenvolvimento do termo de abertura do projeto que autoriza formalmente um projeto ou uma fase do projeto;
  • Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto (EPP): desenvolvimento da declaração do escopo preliminar do projeto que fornece uma descrição de alto nível do escopo;
  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto (PGP): desenvolvimento da documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto;
  • Orientar e gerenciar a execução do projeto: orientar e gerenciar a execução do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os requisitos do projeto definidos na declaração do escopo do projeto. É o maestro ou orquestrador dos processos;
  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto: monitoramento e controle dos processos usados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto. É o vigia ou capataz dos processos;
  • Controle integrado de mudanças: revisão de todas as solicitações de mudança, aprovação de mudanças e controle de mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais; e
  • Encerrar o projeto: finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos de gerenciamento de projetos para encerrar formalmente o projeto ou uma de suas fases.

Objetivo e Processos do Gerenciamento do escopo do projeto

Inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto.

Processos:

  • Planejamento do escopo: criação de um plano de gerenciamento do escopo do projeto (PGEP) que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto (EAP) será criada e definida;
  • Definição do escopo: desenvolvimento de uma declaração do escopo detalhada do projeto (DEDP) como a base para futuras decisões do projeto;
  • Criar EAP: subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis;
  • Verificação do escopo: formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas; e
  • Controle do escopo: controle das mudanças no escopo do projeto.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de tempo do projeto

Inclui os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo.

Processos:

  • Definição da atividade: identificação das atividades específicas do cronograma que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto;
  • Seqüenciamento de atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma;
  • Estimativa de recursos da atividade: estimativa do tipo e das quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma;
  • Estimativa de duração da atividade: estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades individuais do cronograma;
  • Desenvolvimento do cronograma: análise dos recursos necessários, restrições do cronograma, durações e seqüências de atividades para criar o cronograma do projeto; e
  • Controle do cronograma: controle das mudanças no cronograma do projeto.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de custos do projeto

Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle de custos, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.

Processos:

  • Estimativa de custos: desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto;
  • Orçamentação: agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos; e
  • Controle de custos: controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento do projeto.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de qualidade do projeto

Inclui todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização.

Processos:

  • Planejamento da qualidade: identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los;
  • Realizar a garantia da qualidade: aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos; e
  • Realizar o controle da qualidade: monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de recursos humanos do projeto

Inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.

Processos:

  • Planejamento de recursos humanos: identificação e documentação de funções, responsabilidades e relações hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de pessoal;
  • Contratar ou mobilizar a equipe do projeto: obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto;
  • Desenvolver a equipe do projeto: melhoria de competências e interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto; e
  • Gerenciar a equipe do projeto: acompanhamento do desempenho de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças para melhorar o desempenho do projeto.

Objetivo e Processos do Gerenciamento das comunicações do projeto

Emprega os processos necessários para garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e destinação final das informações sobre o projeto de forma oportuna e adequada.

Processos:

  • Planejamento das comunicações: determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto;
  • Distribuição das informações: colocação das informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto no momento adequado;
  • Relatório de desempenho: coleta e distribuição das informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento, medição do progresso e previsão; e
  • Gerenciar as partes interessadas: gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas no projeto e resolver problemas com elas.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de riscos do projeto

Inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle e planejamento do gerenciamento de riscos em um projeto; a maioria desses processos é atualizada durante todo o projeto.

Processos:

  • Planejamento do gerenciamento de riscos: decisão de como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto;
  • Identificação de riscos: determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características;
  • Análise qualitativa de riscos: priorização dos riscos para análise ou ação adicional subseqüente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto;
  • Análise quantitativa de riscos: análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto;
  • Planejamento de respostas a riscos: desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto; e
  • Monitoramento e controle de riscos: acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.

Objetivo e Processos do Gerenciamento de aquisições do projeto

Inclui os processos para comprar ou adquirir os produtos, serviços ou resultados necessários de fora da equipe do projeto para realizar o trabalho.

Processos:

  • Planejar compras e aquisições: determinação do que comprar ou adquirir e de quando e como fazer isso;
  • Planejar contratações: documentação dos requisitos de produtos, serviços e resultados e identificação de possíveis fornecedores;
  • Solicitar respostas de fornecedores: obtenção de informações, cotações, preços, ofertas ou propostas, conforme adequado;
  • Selecionar fornecedores: análise de ofertas, escolha entre possíveis fornecedores e negociação de um contrato por escrito com cada fornecedor;
  • Administração de contrato: gerenciamento do contrato e da relação entre o comprador e o fornecedor, análise e documentação do desempenho atual ou passado de um fornecedor a fim de estabelecer ações corretivas necessárias e fornecer uma base para futuras relações com o fornecedor, gerenciamento de mudanças relacionadas ao contrato e, quando adequado, gerenciamento da relação contratual com o comprador externo do projeto; e
  • Encerramento do contrato: terminar e liquidar cada contrato, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto, e encerrar cada contrato aplicável ao projeto ou a uma fase do projeto.

Visões gerais dos processos em relação às áreas de conhecimentos e grupos de processo

A primeira visão geral é a mais simples e já tinha postado na primeira parte deste resumão. Vemos somente onde se encontram os os processos de cada área de conhecimento nos grupos de processos:

tabelageralprocessospmbok
Visão geral simples dos processos

A segunda visão geral já é uma evolução da visão anterior. Naquela vemos os nomes processos de cada área de conhecimento distribuidos nos grupos de processos:

Visão geral com os nomes dos processos

Visão geral com os nomes dos processos

Para finalizar, encontrei no site da PM Tech [2] uma visão mais completa que podemos visualizar as interações entre os processos [3]:

Visão geral completa

Visão geral completa

Referências

[1] PMBoK – 3ª Edição

[2] PM Tech: http://www.pmtech.com.br/

[3] Diagrama de Processos do Gerenciamento de Projetos – PMBOK 3a Edição: http://www.pmtech.com.br/artigos/Processos_PMBOK_3a.pdf

[]s e até a próxima!

_________________________
Rogério Araújo
Blog: https://rogerioaraujo.wordpress.com/
Gmail: rgildoaraujo@gmail.com

5 comentários sobre “PMBoK: Resumão da terceira versão – Parte III

  1. Vaga: Analista de Projetos Sr e Pl
    Área: Projetos
    Horário: 09:00 às 18:00
    Superior Completo

    Perfil:
    – Será responsável pelo entendimento e o desenho de soluções , visando a aderência estratégica comercial e técnica.
    – Negociação comercial ( seja Comercial Interno e/ou Externo );
    – Desenhar Arquitetura Corporativa de Sistemas ( padrão de Mercado );
    – Desenvolver projeto com base em Metodologia de Mercado ( PCI, ITL , PMI e COBIT);
    – Manter contato com principais players de mercado de Tecnologia; ( Oracle / Microsoft / IBM etc…);
    – Levantamento de necessidades do cliente e definição de escopo, custo, prazos.
    Conhecimentos Técnicos:
    – Domínio da Ferramenta Office ( OpenOffice e Microsoft ).
    – Domínio da Ferramenta Project e/ou Open Project.
    – Conhecimento de ferramentas de controle de Projetos ( Jira / StarTeam Borland).
    – Desenho de Especificação Técnica e Requisitos Funcionais.
    – Confecção de ROI de soluções envolvendo ou não tecnologia.
    Inglês intermediário.

    Os interessados enviar e-mail para: laura@accesstage.com.br.

  2. Caro Rogério, peço que vc retire estas tabelas dos grupos de processos, que vc postou, pois perdi uma questão do concurso do TJPE, por ter estudado pelo seu resumo. A questão perguntava em quais grupos de processo o GRH não tinha processo inserido, a resposta certa é: Iniciação, Monitoramento e controle, e Encerramento. Porém na sua tabela, o processo gerenciar a equipe do projeto está em monitoramento e controle, mas de acordo com o Guia PMBOK v4 este processo é de execução.
    Daniel.

    • Fala, Daniel! Realmente errei em não informar no título do post qual a versão do PMBoK estava resumindo. Peço realmente perdão por essa falha. A solução que vou adotar é renomear o título colocando a versão correta (3ª versão).

      Mais uma vez, peço perdão pelo ocorrido.

      []s

Deixar mensagem para Rogério Araújo Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.