Questões Comentadas do TCU 2015: COBIT v5


Olá, Pessoal! Tudo bem?

Muitos estudos por aí?

Neste artigo, vamos falar sobre as questões de COBIT v5 cobradas no concurso do CESPE 2015 TCU.

Vamos lá…

Distinção entre Governança e Gestão

Pessoal, o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Essas duas disciplinas abrangem diversos tipos de atividades, requerem diferentes estruturas organizacionais e atendem a propósitos diferentes. O ponto de vista do COBIT 5 sobre esta fundamental distinção entre Governança e Gestão é:

Governança: garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.

Gestão: é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

Exemplificando, temos que assim como a Governança, a Gestão é feita por toda a equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores.

A Governança de TIC é um conjunto de práticas que podem alinhar todos os recursos, como softwares e sistemas com os objetivos e as diretrizes da empresa. Ela garante que a TIC está agindo de forma adequada e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Entre suas atribuições estão:

  1. Direcionar os processos de TI;
  2. Monitorar o cumprimento das regras estabelecidas.

A Governança combina as atividades que a área de TIC desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TIC mais estratégica no negócio. É ela quem estabelece, por exemplo, o processo de solicitação de desenvolvimento de novas aplicações, a Política de Segurança da Informação e Comunicações – POSIC e um plano de Continuidade do Negócio – PCN.

Já a Gestão de TIC tem o objetivo de gerar valor para um negócio pelo uso da tecnologia. Ela consiste num conjunto de atividades, projetos e metodologias com o papel de alinhar a TIC de uma empresa a seu planejamento institucional. Entre suas atribuições estão:

  1. Manter o desempenho de serviços;
  2. Promover a transformação digital;
  3. Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
  4. Fazer a gestão da equipe de TIC.

A Gestão de TIC diagnostica disfunções no sistema, soluciona problemas de rede e acompanha o gerenciamento de bancos de dados, entre outras.

O COBIT 5 não é prescritivo, mas defende que as organizações implementem os processos de governança e gestão de tal forma que as principais áreas sejam cobertas, conforme demonstrado a seguir:

Simples demais, Pessoal.

Então, vamos exercitar:

Julgue os itens seguintes de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.

[110] Diferentemente da governança, a gestão corresponde ao planejamento, ao desenvolvimento, à execução e ao monitoramento das atividades em consonância com a direção definida, a fim de atingir-se os objetivos corporativos.

Comentários:

É, exatamente, o que diz Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização – COBIT quando conceitua Gestão.  

Ou seja, item Certo.

Gabarito: CERTO.

Habilitadores Corporativos

Habilitadores da governança são os recursos organizacionais da governança, tais como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados.

Os Habilitadores também incluem os recursos da organização – por exemplo, capacidades do serviço (infraestrutura de TI, aplicativos e etc.), pessoas e informações. A falta de recursos ou Habilitadores poderá afetar a capacidade da organização na criação de valor.

Ou seja, Habilitadores são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar – neste caso, a Governança e a Gestão corporativas da TIC. Os Habilitadores são orientados pela cascata de objetivos, ou seja, objetivos de TI em níveis mais alto definem o que os diferentes Habilitadores deverão alcançar.

O modelo do COBIT 5 descreve sete categorias de habilitadores:

  1. Princípios, políticas e modelos: são veículos para a tradução do comportamento desejado em orientações práticas para a gestão diária;
  2. Processos: descrevem um conjunto organizado de práticas e atividades para o atingimento de determinados objetivos e produzem um conjunto de resultados em apoio ao atingimento geral dos objetivos de TI;
  3. Estruturas organizacionais: são as principais entidades de tomada de decisão de uma organização;
  4. Cultura, ética e comportamento: das pessoas e da organização são muitas vezes subestimados como um fator de sucesso nas atividades de governança e gestão;
  5. Informação: permeia qualquer organização e inclui todas as informações produzidas e usadas pela organização. A Informação é necessária para manter a organização em funcionamento e bem governada, mas no nível operacional, a informação por si só é muitas vezes o principal produto da organização;
  6. Serviços, infraestrutura e aplicativos: incluem a infraestrutura, a tecnologia e os aplicativos que fornecem à organização o processamento e os serviços de tecnologia da informação; e
  7. Pessoas, habilidades e competências: estão associadas às pessoas e são necessárias para a conclusão bem-sucedida de todas as atividades bem como para a tomada de decisões corretas e tomada de medidas corretivas.

A figura resume a interação entre os Habilitadores Corporativos:

Vamos exercitar?

Julgue os itens seguintes de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.

[111] Partes interessadas, cultura, ética, comportamento das pessoas e comportamento da organização são categorias de habilitadores no COBIT 5.

Comentários:

Para responder à questão, precisamos saber o que são os Habilitadores e quais são eles. Isso ficou simples com a revisão dada acima, não é mesmo? Mas, aqui cabe lembrá-los que será necessário uma “decorebinha”…

Agora, ficou simples… Vamos eliminando:

  • Partes interessadas não são Habilitadores;
  • Cultura é um Habilitador;
  • Ética é um Habilitador;
  • Comportamento das pessoas da organização é um Habilitador.

Portanto, o primeiro termo da frase invalidou a questão, ou seja, item errado.

Gabarito: ERRADO.

Falem aí… Foi muito fácil.

Bons Estudos, Pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: