Questões Comentadas do TCU 2015: COBIT v5


Olá, Pessoal! Tudo bem?

Muitos estudos por aí?

Neste artigo, vamos falar sobre dois temas do COBIT: falaremos da distinção entre Governança e Gestão e adentraremos pelos Habilitadores Corporativos.

Vamos lá…

Distinção entre Governança e Gestão

Pessoal, o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Essas duas disciplinas abrangem diversos tipos de atividades, requerem diferentes estruturas organizacionais e atendem a propósitos diferentes. O ponto de vista do COBIT 5 sobre esta fundamental distinção entre Governança e Gestão é:

Governança: garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.

Gestão: é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

Exemplificando, temos que assim como a Governança, a Gestão é feita por toda a equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. No entanto, enquanto a Governança é responsabilidade dos executivos ou do conselho executivo, a Gestão é responsabilidade dos gestores.

A Governança de TIC é um conjunto de práticas que podem alinhar todos os recursos, como softwares e sistemas com os objetivos e as diretrizes da empresa. Ela garante que a TIC está agindo de forma adequada e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Entre suas atribuições estão:

  1. Direcionar os processos de TI;
  2. Monitorar o cumprimento das regras estabelecidas.

A Governança combina as atividades que a área de TIC desenvolve com as necessidades e objetivos estratégicos de uma organização, tornando a TIC mais estratégica no negócio. É ela quem estabelece, por exemplo, o processo de solicitação de desenvolvimento de novas aplicações, a Política de Segurança da Informação e Comunicações – POSIC e um plano de Continuidade do Negócio – PCN.

Já a Gestão de TIC tem o objetivo de gerar valor para um negócio pelo uso da tecnologia. Ela consiste num conjunto de atividades, projetos e metodologias com o papel de alinhar a TIC de uma empresa a seu planejamento institucional. Entre suas atribuições estão:

  1. Manter o desempenho de serviços;
  2. Promover a transformação digital;
  3. Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços;
  4. Fazer a gestão da equipe de TIC.

A Gestão de TIC diagnostica disfunções no sistema, soluciona problemas de rede e acompanha o gerenciamento de bancos de dados, entre outras.

O COBIT 5 não é prescritivo, mas defende que as organizações implementem os processos de governança e gestão de tal forma que as principais áreas sejam cobertas, conforme demonstrado a seguir:

Simples demais, Pessoal.

Então, vamos exercitar:

Julgue os itens seguintes de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.

[110] Diferentemente da governança, a gestão corresponde ao planejamento, ao desenvolvimento, à execução e ao monitoramento das atividades em consonância com a direção definida, a fim de atingir-se os objetivos corporativos.

Comentários:

É, exatamente, o que diz Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização – COBIT quando conceitua Gestão.  

Ou seja, item Certo.

Gabarito: CERTO.

Habilitadores Corporativos

Habilitadores da governança são os recursos organizacionais da governança, tais como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados.

Os Habilitadores também incluem os recursos da organização – por exemplo, capacidades do serviço (infraestrutura de TI, aplicativos e etc.), pessoas e informações. A falta de recursos ou Habilitadores poderá afetar a capacidade da organização na criação de valor.

Ou seja, Habilitadores são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar – neste caso, a Governança e a Gestão corporativas da TIC. Os Habilitadores são orientados pela cascata de objetivos, ou seja, objetivos de TI em níveis mais alto definem o que os diferentes Habilitadores deverão alcançar.

O modelo do COBIT 5 descreve sete categorias de habilitadores:

  1. Princípios, políticas e modelos: são veículos para a tradução do comportamento desejado em orientações práticas para a gestão diária;
  2. Processos: descrevem um conjunto organizado de práticas e atividades para o atingimento de determinados objetivos e produzem um conjunto de resultados em apoio ao atingimento geral dos objetivos de TI;
  3. Estruturas organizacionais: são as principais entidades de tomada de decisão de uma organização;
  4. Cultura, ética e comportamento: das pessoas e da organização são muitas vezes subestimados como um fator de sucesso nas atividades de governança e gestão;
  5. Informação: permeia qualquer organização e inclui todas as informações produzidas e usadas pela organização. A Informação é necessária para manter a organização em funcionamento e bem governada, mas no nível operacional, a informação por si só é muitas vezes o principal produto da organização;
  6. Serviços, infraestrutura e aplicativos: incluem a infraestrutura, a tecnologia e os aplicativos que fornecem à organização o processamento e os serviços de tecnologia da informação; e
  7. Pessoas, habilidades e competências: estão associadas às pessoas e são necessárias para a conclusão bem-sucedida de todas as atividades bem como para a tomada de decisões corretas e tomada de medidas corretivas.

A figura resume a interação entre os Habilitadores Corporativos:

Vamos exercitar?

Julgue os itens seguintes de acordo com o que prevê o COBIT em sua versão 5.

[111] Partes interessadas, cultura, ética, comportamento das pessoas e comportamento da organização são categorias de habilitadores no COBIT 5.

Comentários:

Para responder à questão, precisamos saber o que são os Habilitadores e quais são eles. Isso ficou simples com a revisão dada acima, não é mesmo? Mas, aqui cabe lembrá-los que será necessário uma “decorebinha”…

Agora, ficou simples… Vamos eliminando:

  • Partes interessadas não são Habilitadores;
  • Cultura é um Habilitador;
  • Ética é um Habilitador;
  • Comportamento das pessoas da organização é um Habilitador.

Portanto, o primeiro termo da frase invalidou a questão, ou seja, item errado.

Gabarito: ERRADO.

Falem aí… Foi muito fácil.

Bons Estudos, Pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: