PMBOK: Gerenciamento de Qualidade do Projeto


Olá, pessoal! Tudo bem? Muitos estudos por aí?

Neste artigo, vamos falar sobre Gerenciamento de Qualidade do Projeto.

Vamos lá…

Teoria

O Gerenciamento da Qualidade do Projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi empreendido.

Para tanto, vamos a uma visão geral dos processos de Gerenciamento de Qualidade de Projetos:

Planejar o gerenciamento da qualidade É o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões da qualidade do Projeto e suas entregas, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.
Realizar a garantia da qualidade É o processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.
Realizar o controle da qualidade É o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.

Aqui a atenção será voltada aos dois últimos processos: Realizar a garantia da qualidade e Realizar o controle da qualidade.

O processo Realizar a garantia da qualidade visa assegurar que uma saída futura ou uma saída não terminada, também conhecida como trabalho em andamento, seja concluída de forma a cumprir os requisitos e expectativas especificados.

Esse processo é de execução que usa dados criados durante o processo Planejar o gerenciamento da qualidade.

No gerenciamento de projetos, os aspectos de prevenção e inspeção de garantia da qualidade devem ter uma influência demonstrável no projeto. O trabalho de garantia da qualidade está incluído na categoria de trabalho de conformidade na estrutura do custo de qualidade.

O processo Realizar a garantia da qualidade também inclui a melhoria contínua de processos, que é um meio iterativo de melhorar a qualidade de todos os processos. Essa melhoria reduz o desperdício e elimina as atividades que não agregam valor. Isso permite que os processos sejam operados com níveis mais altos de eficiência e eficácia.

Já o processo Realizar o controle da qualidade é o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para:

  • Avaliar o desempenho; e
  • Recomendar as mudanças necessárias.

Sendo assim, temos:

Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade
Usa um conjunto de técnicas e tarefas operacionais para verificar se a saída entregue cumprirá os requisitos. Esse processo deve ser usado durante as fases de planejamento e execução do projeto para transmitir a confiança de que os requisitos da parte interessada serão cumpridos. Deve ser usado durante as fase de execução e encerramento para demonstrar formalmente, com dados confiáveis, que os critérios de aceitação do patrocinador ou do cliente foram cumpridos.
É um processo proativo, que visa garantir que nada saia errado. É um processo reativo, que visa consertar o que deu errado.

Agora, vamos exercitar?

Questões de concursos

[CEBRASPE/CESPE 2019 PGPE] Com relação a controle e avaliação de Projetos, julgue o próximo item.

Conforme o guia PMBOK, a área de conhecimento gerenciamento da qualidade abrange o Processo controlar custos, que objetiva medir o progresso do Projeto e compará-lo ao previamente planejado.

Comentários:

A questão está errada, muito errada.

Custos são controlados na Área de Gerenciamento de Custos. O Gerenciamento da Qualidade inclui apenas os três processos:

  • Planejar o gerenciamento da qualidade;
  • Realizar a garantia da qualidade; e
  • Realizar o controle da qualidade.

Gabarito: ERRADO.

[CEBRASPE/CESPE 2018 FUB] Acerca da gestão de Projetos, julgue o item a seguir.

O gerenciamento da qualidade do Projeto aplica-se a todos os Projetos, independentemente da natureza do Produto, ao passo que as medidas e técnicas de qualidade do Produto são específicas do tipo particular de Produtos do Projeto.

Comentários:

Questão corretíssima.

A qualidade deve ser aplicada a todo e qualquer projeto, independente do seu resultado. Já as ferramentas e técnicas são escolhidas conforme o tipo de produto ou até mesmo sua respectiva complexidade.

Gabarito: CERTO.

É isso, pessoal.

Bons estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: