Padrões de Projetos GoF: Dicas de Memorização e Questões de Concursos


Fala, pessoal! Beleza?

Vamos supor que caia a seguinte questão sobre Padrões de Projetos na prova:

[FCC 2019 TRF 4ª Região – Analista Judiciário – Sistemas de Tecnologia da Informação]

  • Uma Analista de TI quer criar um aplicativo capaz de trocar mensagens entre diversas plataformas móveis, um Android enviando mensagem para um iOS, um Windows Phone trocando mensagens com um Android etc. O problema é que cada uma destas plataformas implementa maneiras diferentes de receber mensagens. Ela sabe que criar vários métodos para cada plataforma não seria uma solução adequada, pois, se o aplicativo precisar incluir uma nova plataforma, outros métodos teriam que ser criados. A modelagem de relacionamentos muitos para muitos pode deixar o projeto do sistema demasiadamente complexo.
  • A Analista procurou, então, um padrão de projeto para utilizar na solução. Dentre os padrões GoF, encontrou um que permite definir um objeto que encapsula a forma como um conjunto de objetos interage. Este padrão promove o acoplamento fraco ao evitar que os objetos se refiram uns aos outros explicitamente e permite variar o uso da interação de forma independente. Atua como um interlocutor entre relacionamentos muitos para muitos, ao evitar uma referência explícita aos objetos, sendo adequado ao problema.

Trata-se do padrão comportamental:

[A] Mediator.

[B] Composite.

[C] Adapter.

[D] Factory Method.

[E] Prototype.

O que fazemos nessa situação, caso não tenhamos na ponta da língua os conceitos dos 23 Padrões de Projetos GoF (Gang of Four) e suas descrições? Chutamos e vamos para próxima questão? E se eu disser que podemos “matar” essa questão e outras várias sobre esse assunto estudando apenas duas dicas de memorização? Vocês acreditariam em mim?

Por isso, venho, através de um artigo publicado no blog do Gran Cursos, explicar o Padrões de Projetos GoF: Dicas de Memorização e Questões de Concursos.

Para adquirir meus cursos, acessem:

Espero que gostem e desejo que se preparem conosco durante essa jornada na conquista de uma tão sonhada vaguinha em um concurso público.

É isso aí, galera.
[]’s e até a próxima.
——————————————
Rogerão Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: