PMBOK: Estrutura de Governança Organizacional


Olá, pessoal.

Vamos revisar quais são os tipos de estruturas organizacionais?

Assunto bastante cobrado em provas… Fica a dica!

Vamos lá!

Uma pesquisa recente do Project Management Institute – PMI revela que a governança diz respeito a arranjos organizacionais ou estruturais em todos os níveis de uma organização, projetados para determinar e influenciar o comportamento dos membros da organização. Esta pesquisa sugere que o conceito de governança é multidimensional e inclui a consideração das pessoas, papeis, estruturas e políticas requer o fornecimento de orientações e supervisão por meio de dados e feedback.

Os elementos do gerenciamento são os componentes que integram as funções ou princípios-chave do gerenciamento geral da organização. Os elementos do gerenciamento geral são alocados na organização de acordo com a sua estrutura de governança e tipo de estrutura organizacional selecionada.

As funções ou princípios chave do gerenciamento do projeto incluem, mas não estão limitados a:

  1. Divisão de trabalho usando habilidades especializadas e disponibilidade para executar o trabalho;
  2. Autoridade dada para executar o trabalho;
  3. Responsabilidade por executar o trabalho atribuída de maneira apropriada com base em atributos como habilidade e experiencia;
  4. Disciplina de ação (por exemplo, respeito pela autoridade, pessoas e regras);
  5. Unidade de comando (por exemplo, só uma pessoa dá ordens para qualquer ação ou atividade para um indivíduo);
  6. Unidade de direção (por exemplo, um plano e um chefe de um grupo de atividades com o mesmo objetivo);
  7. As metas gerais da organização têm precedência sobre as metas individuais;
  8. Remuneração justa pelo trabalho realizado;
  9. Utilização ideal dos recursos;
  10. Canais claros de comunicação;
  11. Materiais certos para a pessoa certa, para o trabalho certo, no momento certo;
  12. Tratamento justo e equitativo das pessoas no local de trabalho;
  13. Proteção evidente das posições de trabalho;
  14. Segurança das pessoas no local de trabalho;
  15. Contribuição aberta ao planejamento e execução de cada pessoa; e
  16. Moral.

O desempenho desses elementos de gerenciamento é atribuído a indivíduos selecionados na organização. Esses indivíduos podem desempenhar as funções observadas em várias estruturas organizacionais. Por exemplo, numa estrutura hierárquica existem níveis horizontais e verticais na organização. Esses níveis hierárquicos variam do nível de gerência de linha até o nível de gerência executiva. A responsabilidade, prestação de contas e autoridade atribuída ao nível hierárquico indicam como o indivíduo pode realizar a função observada nessa estrutura organizacional.

Sendo assim, a determinação do tipo de estrutura organizacional adequada resulta do estudo de compensações entre duas variáveis-chave. As variáveis são os tipos de estrutura organizacional disponíveis para uso e como otimizá-las para uma determinada organização. Não existe uma estrutura única que sirva para qualquer organização.

A estrutura final de uma organização é única devido às inúmeras variáveis a considerar.

Ademais, são inúmeros os fatores que a organização considera para inclusão em sua estrutura organizacional. Cada fator pode ter um nível diferente de importância na análise final. A combinação do fator, seu valor e importância relativa fornecem aos tomadores de decisão da organização as informações certas para inclusão na análise.

Os fatores a serem considerados na seleção de uma estrutura organizacional incluem, mas não estão limitados a:

  1. Grau de alinhamento com os objetivos da organização;
  2. Capacidades de especialização;
  3. Extensão de controle, eficiência e eficácia,
  4. Caminho claro para o escalonamento das decisões;
  5. Linha e escopo de autoridade claros;
  6. Capacidades de delegação;
  7. Atribuição da prestação de contas;
  8. Atribuição de responsabilidades;
  9. Capacidade de adaptação de projeto;
  10. Simplicidade de projeto;
  11. Eficiência de desempenho;
  12. Considerações de custo;
  13. Locais físicos (por exemplo, co-localizado, regional e virtual); e
  14. Comunicações claras (por exemplo, políticas, status do trabalho e visão da organização).

Sendo assim, as estruturas organizacionais assumem muitas formas ou tipos, conforme ilustração abaixo:

Pessoal, e acreditem essa tabela consegue responder 90% das questões relacionadas a Estruturas Organizacionais. Não tem muito para onde fugir, o mais seguro é decorar, mas é possível criar formas de raciocínio. No decorrer da resolução da questão abaixo, mostrarei. Acreditem, é bem logico. Não é difícil!

Então, vamos trabalhar:

Analista Judiciário – Especialidade: Sistema de Tecnologia da Informação (2019)

Suponha que o TRF4 esteja migrando, em relação aos projetos, de uma organização do tipo 1 para do tipo 2. No tipo 1, atual, há apenas uma coordenação geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente dos outros departamentos. No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, com autoridade considerável, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos. De acordo com o PMBOK 5a edição, os tipos 1 e 2 são, correta e respectivamente, estrutura organizacional

(A) matricial fraca e projetizada balanceada.

(B) funcional fraca e funcional projetizada.

(C) funcional clássica e matricial forte.

(D) matricial balanceada e matricial forte.

(E) matricial funcional e matricial projetizada.

Vamos lá:

A questão fala de uma migração de estrutura do tipo 1 para do tipo 2, sendo que no tipo 1, há apenas uma coordenação-geral, cada funcionário possui um superior bem definido e cada departamento realiza o seu trabalho do projeto de modo independente.

No tipo 2, haverá um chefe dos gerentes de projeto, que coordenará outros gerentes de projeto de tempo integral, além de haver pessoal administrativo de tempo integral trabalhando nos projetos.

Então, vamos por eliminação:

Quando se fala em matricial, lembrem-se, sempre, do conceito de função de gerente de projeto estar presente, mesmo sendo muito baixa ou não. E à medida que a estrutura se fortalece você começa a ter uma função do Gerente de Projetos mais forte.

Item (A), ao se falar em matricial fraca percebe-se que seria necessária ter a atuação de um Gerente de Projetos e isso não ocorre.

Para o restante da questão, nem existe o termo projetizada balanceada.

Existe o termo matricial equilibrada/balanceada.

Ou seja, Item errado.

Item (B), não existem definições de estrutura funcional fraca e funcional projetizada. Existe Funcional Clássica/Funcional.

Ou seja, Item errado.

Item (C), Veja a descrição do enunciado da questão para o tipo 1 de estrutura, fala exatamente de trabalhos realizados sem nenhuma atuação de Gerente de Projetos, com a atuação de um coordenador-geral. Exatamente, como se define uma estrutura funcional.

Até, então, o item está parcialmente certo. Continuemos…

Na estrutura tipo 2, há a atuação de um Gerente do Projeto forte, pois o chefe dos Gerente de Projetos gerencia outros Gerentes, que é exatamente o conceito de matricial forte.

Ou seja, Item certo.

Item (D), não se pode falar que a estrutura do tipo 1 trata-se de uma matricial balanceada, pois nessa estrutura a autoridade do Gerente de Projeto é baixa à moderada, o que não é o caso, pois essa estrutura nem se tem a presença de um Gerente de Projetos.

Ou seja, Item errado.

Item (E), Não existem definições de matricial funcional e matricial projetizada. Existe Matricial fraca, forte e balanceada.

Ou seja, Item errado.

É isso, Pessoal. Viram como é simples?

Até logo!!!

Samantha Gomes

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