Questões Comentadas do TCU 2015: PMBOK 5ª


Olá, Pessoal! Tudo bem?

Muitos estudos por aí?

Neste artigo, vamos falar sobre as questões de PMBOK 5ª Edição cobradas no concurso do CESPE 2015 TCU.

Vamos lá…

Gerenciamento de Custos, Cronograma e Riscos do Projeto

Gerenciamento de Custos

Inclui os processos usados em planejamento, estimativa, orçamento, financiamento, gerenciamento e controle dos custos, para que o projeto possa ser realizado dentro do orçamento aprovado.

Os processos de Gerenciamento dos Custos são:

  • Planejar o Gerenciamento dos Custos:
    • Define como os custos do projeto serão:
      • Estimados;
      • Orçados;
      • Gerenciados;
      • Monitorados; e
      • Controlados;
  • Estimar os Custos:
    • Desenvolve uma aproximação dos recursos monetários necessários para terminar o trabalho do projeto;
  • Determinar o Orçamento:
    • Agrega os custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada;
  • Controlar os Custos:
    • Monitora o status do projeto para:
      • Atualizar custos; e
      • Gerenciar mudanças da linha de base dos custos.

Gerenciamento do Cronograma

Inclui os processos necessários para gerenciar o termino pontual do projeto.

Os processos de Gerenciamento do Cronograma são:

  • Planejar o Gerenciamento do Cronograma:
    • Estabelece as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto;
  • Definir as Atividades:
    • Identifica e documenta as ações especificas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto;
  • Sequenciar as Atividades:
    • Identifica e documenta os relacionamentos entre as atividades do projeto;
  • Estimar as Durações das Atividades:
    • Estima o número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades individuais com os recursos estimados;
  • Desenvolver o Cronograma:
    • Analisa as sequências de atividades, durações, requisitos de recursos e restrições de cronograma para criar o modelo de cronograma do projeto para execução, monitoramento e controle do mesmo;
  • Controlar o Cronograma:
    • Monitora o status do projeto para atualizar o cronograma do projeto; e
    • Gerencia mudanças na linha de base do mesmo.

Gerenciamento de Riscos

Inclui os processos de condução do planejamento, da identificação, da analise, do planejamento das respostas, da implementação das respostas e do monitoramento dos riscos em um projeto.

Tem por objetivo aumentar a probabilidade e/ou o impacto dos riscos positivos e diminuir a probabilidade e/ou o impacto dos riscos negativos, a fim de otimizar as chances de sucesso do projeto.

Os processos de Gerenciamento dos Riscos do projeto são:

  • Planejar o Gerenciamento dos Riscos:
    • Define como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto;
  • Identificar os Riscos:
    • Identifica:
      • Os riscos individuais do projeto; e
      • Fontes de risco geral do projeto; e
    • Documenta suas características;
  • Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos:
    • Prioriza os riscos individuais do projeto para analise ou ação posterior, através da avaliação de sua probabilidade de ocorrência e impacto, assim como outras características;
  • Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos:
    • Analisa numericamente o efeito combinado dos riscos individuais identificados no projeto e outras fontes de incerteza nos objetivos gerais do projeto;
  • Planejar as Respostas aos Riscos:
    • Desenvolve alternativas, seleciona estratégias e acorda ações para lidar com a exposição geral de riscos; e
    • Também tratar os riscos individuais do projeto;
  • Implementar Respostas a Riscos:
    • Implementa planos acordados de resposta aos riscos;
  • Monitorar os Riscos:
    • Monitora a implementação de planos acordados de resposta aos riscos;
    • Acompanha riscos identificados;
    • Identifica e analisa novos riscos; e
    • Avalia a eficácia do processo de risco ao longo do projeto.

Depois de fazermos uma breve revisão sobre essas três áreas do Gerenciamento de Projetos, vamos exercitar.

[CESPE 2015 TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação] Com base no que prevê o PMBOK (5.ª edição), julgue os itens que se seguem.

Um indivíduo que atua em uma organização projetizada, em aderência ao PMBOK 5, e com encargo para realizar o planejamento de um projeto, não poderá finalizar o custo e o cronograma sem que conclua o gerenciamento dos riscos.

Comentários:

Pessoal, eu confesso a vocês que esta é uma das questões acerca de Gerenciamento de Projetos mais inteligentes, que já resolvi.

Ela não exige uma “decoreba” e sim faz o candidato raciocinar e se este entendeu mesmo a disciplina.

E, em caso positivo, será fácil responder à questão sem tantos “perrengues”.

Vamos lá!

Pessoal, quando você planeja, você planeja. ÓBVIO!

Então, leia a questão com atenção:

Um indivíduo realiza o planejamento de um projeto.

E ao realizar o planejamento de um projeto não poderá finalizar o custo e o cronograma sem que conclua o gerenciamento dos riscos.

Oras, percebam a sutileza do “peguinha”.

A banca mistura planejamento com gerenciamento.

Vamos pensar: você primeiro planeja seu plano para depois executá-lo, e consequentemente, gerencia-o, após….

Ou seja, você pode determinar custo e cronograma e, até mesmo, planejar os riscos para, em seguida, gerenciá-los.

Quando se trata de riscos, você os identifica, realiza as análises qualitativas e quantitativas, planeja e implementa respostas para aí, então, você monitorá-los, ou seja, gerenciá-los.

As tabelas, abaixo, demonstram bem como as atividades são segregadas.

Ademais, perceba tal situação e relembrem os Grupos de Processos do Gerenciamento de Projetos:

Ou seja, Item errado.

Gabarito: ERRADO.

Fases do Projeto e Grupos de Processos do Gerenciamento de Projetos

Fases do Projeto

São um conjunto de atividades do projeto relacionadas de forma lógica que geralmente culminam com o término de uma entrega importante.

Na maioria dos casos, as fases de um projeto são terminadas sequencialmente, mas podem se sobrepor em algumas situações do projeto.

As fases podem ser subdivididas em subfases e depois em componentes; se o projeto ou parte do projeto estiverem divididos em fases, essa hierarquia fará parte da Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

Uma fase de projeto é um componente do ciclo de vida do projeto e não é um grupo de processos de gerenciamento de projetos.

Vejam abaixo:

Fases de um Projeto

Grupos de Processos do Gerenciamento de Projetos

São um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos para atingir os objetivos específicos do projeto.

Os grupos de Processos são independentes das fases do projeto. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados em cinco grupos de processos:

  • Grupo de processos de iniciação:
    • É constituído pelos processos que facilitam a autorização formal para iniciar um novo projeto ou uma fase do projeto;
    • Os processos de iniciação são frequentemente realizados fora do escopo de controle do projeto pela organização ou pelos processos de programa ou de portfólio;
      • O que pode tornar os limites do projeto menos evidentes para as entradas iniciais do projeto;
    • Antes mesmo de começar as atividades, os requisitos ou as necessidades de negócios da organização são documentados, sendo possível estabelecer a viabilidade do novo empreendimento através de um processo de avaliação das alternativas para selecionar a melhor opção a se escolher;
  • Grupo de processos de planejamento:
    • A equipe de gerenciamento de projetos usa os processos de planejamento e interações para planejar e gerenciar um projeto que seja bem sucedido para a organização;
    • O grupo ajuda a coletar informações de muitas fontes, alguma delas mais completa e confiáveis que outras;
    • Esses processos também identificam, definem e amadurecem o escopo e o custo do projeto e agendam as atividades do projeto que ocorrem dentro dele;
    • À medida que forem descobertas novas informações sobre o projeto, as dependências, os requisitos, os riscos, as oportunidades, as premissas e as restrições adicionais serão identificados ou resolvidos;
  • Grupo de processos de execução:
    • Os processos realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto;
  • Grupo de processos de monitoramento e controle:
    • Os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes;
  • Grupo de processos de encerramento:
    • Os processos realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, fase ou contrato.

Muito simples, não é mesmo?

Agora, vamos treinar? Vai aí uma questão bem fácil. Vejam:

[CESPE 2015 TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação] Com base no que prevê o PMBOK (5.ª edição), julgue os itens que se seguem.

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos agregam de forma lógica um conjunto de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos, sendo que esses grupos de processos não representam as fases do projeto.

Comentários:

A questão dispensa grandes comentários, pois como bem já tratado acima, há uma visível distinção entre Grupos de Processos e Fases. Ambos não se confundem.

A Fase de um projeto é um conjunto de atividades do projeto relacionadas de forma lógica que geralmente culminam com o término de uma entrega importante e já os Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos é um agrupamento lógico de processos de gerenciamento de projetos para atingir os objetivos específicos do projeto.

Ou seja, Item certo.

Gabarito: CERTO.

É isso, pessoal.

Bons estudos!

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