COBIT: Princípios do COBIT 5
Olá, pessoal! Tudo bem? Muitos estudos por aí?
Neste artigo, vamos falar sobre os Princípios do COBIT 5.
Vamos lá…
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Teoria
O COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos para governança e gestão de TI da organização:
No 4º Princípio (Permitir uma abordagem holística), fala-se muito sobre os Habilitadores. Isso porque quando o COBIT se refere a ter uma abordagem holística, temos que levar em consideração os habilitadores, que são os que fazem a organização “girar”.
E o que são Habilitadores?
Habilitadores são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar, neste caso, a Governança e a Gestão Corporativas da TI.
ATENÇÃO: perceba que aqui (neste princípio) está o “gancho” para os 7 Habilitadores. Visão holística quer dizer “todo”, “tudo”, e esse “tudo” envolve os habilitadores.
- Princípios, políticas e modelos:
- São veículos para a tradução do comportamento desejado em orientações práticas para a gestão diária;
- Processos:
- Descrevem um conjunto organizado de práticas e atividades para o atingimento de determinados objetivos; e
- Produzem um conjunto de resultados em apoio ao atingimento geral dos objetivos de TI;
- Estruturas organizacionais:
- São as principais entidades de tomada de decisão de uma organização;
- Cultura, ética e comportamento das pessoas e da organização:
- São muitas vezes subestimados como um fator de sucesso nas atividades de governança e gestão;
- Informação:
- Permeia qualquer organização e inclui todas as informações produzidas e usadas pela organização;
- DICA: já caiu em prova a afirmação acima!!!
- A informação é necessária para manter a organização em funcionamento e bem governada, mas, no nível operacional, a informação por si só é muitas vezes o principal produto da organização;
- Serviços, infraestrutura e aplicativos:
- Incluem a infraestrutura, a tecnologia e os aplicativos que fornecem à organização o processamento e os serviços de tecnologia da informação; e
- Pessoas, habilidades e competências:
- Estão associadas às pessoas; e
- São necessárias para a conclusão bem-sucedida de todas as atividades bem como para a tomada de decisões corretas e tomada de medidas corretivas.
ATENÇÃO: alguns dos Habilitadores definidos acima também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados.
Isto se aplica a:
- Informação;
- Serviços, infraestrutura e aplicativos; e
- Pessoas, habilidades e competências.
Agora, vamos exercitar resolvendo questões?
Questões de concursos
[CEBRASPE/CESPE 2014 ANATEL – Analista Administrativo – Área Arquitetura de Soluções de Tecnologia da Informação] No que diz respeito ao COBIT v. 5, julgue o item subsecutivo.
As pessoas envolvidas nos processos de tecnologia da informação (TI) de uma empresa são consideradas recursos de TI caso sejam funcionários internos da empresa.
Comentários:
Segundo o COBIT, recursos são qualquer ativo da organização que pode ajudá‐la a atingir seus objetivos. Ou seja, não se restringe apenas a funcionários internos da empresa.
Gabarito: ERRADO.
[CEBRASPE/CESPE 2013 TELEBRAS – Especialista em Gestão de Telecomunicações – Analista de TI] No que concerne ao COBIT, julgue o item consecutivo.
Pessoas são classificadas como recursos de TI.
Comentários:
Como já vimos, segundo o COBIT, recursos são qualquer ativo da organização que pode ajudá‐la a atingir seus objetivos.
E relembrando, alguns dos Habilitadores também são recursos da organização que devem ser gerenciados e governados. São eles:
- Informação;
- Serviços, infraestrutura e aplicativos; e
- Pessoas, habilidades e competências.
Gabarito: CERTO.
É isso, pessoal.
Bons estudos!